quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Relato do Círio de Nsa Sra do Ó 2010



Em ritmo alucinante, de muita fé, sol quente e altas marés, a Ilha do Mosqueiro reviveu no dia 12/12/2010 mais uma vez o já tradicional Círio de sua padroeira, Nsa Sra do Ó, em sua 142ª edição, tendo como tema da festividade “Maria, ensina-nos a servir a Deus e não ao dinheiro”, o qual foi escolhido para fazer alusão ao tema da Campanha da Fraternidade 2010 “Fraternidade e Economia”.

Calcula-se que aproximadamente 15 mil pessoas acompanharam a procissão da Santa que saiu às 8 horas da Capela do Chapéu Virado, rumo a Igreja Matriz, na Vila, chegando por volta de 12horas. O cortejo acompanhado por autoridades, além do agente municipal de mosqueiro, Ivan Santos, percorreu um trajeto de mais ou menos cinco quilômetros de extensão: Avenida 16 de Novembro, Travessa Lauro Sodré, rua 15 de novembro, Travessa Siqueira Mendes, rua Coronel Carlos Bentes rampa do trapiche e Praça Cipriano Santos.

Iniciando com a celebração de uma missa campal, às 07h10, com a presença da imagem em frente à capela do Sagrado Coração de Jesus, no Chapéu Virado. A imagem foi levada à berlinda, pelo padre Cristóvão Freitas, dando início a procissão às 08h30 que seguia sobre um extenso tapete de serragem, com ilustrações religiosas, espalhado ao longo do início da Av. 16 de Novembro, por aproximadamente 2 Km do percurso, construídos durante a madrugada, após a translação, e há mais de 30 anos pelos jovens do Movimento Jovem do Chapéu Virado, numa homenagem a Vigem Nsa.Sra. do Ó. Durante o trajeto a procissão teve diversas paradas para homenagens de famílias comerciantes e autoridades locais, além de diversas faixas expostas dos postes as mangueiras, estampando a devoção à padroeira e já na altura do Campo do Independência a procissão teve uma homenagem especial de queima de fogos, onde estavam erguidos esteios com a imagem de Nsa Sra do Ó e de agradecimentos à Virgem pelos 30 anos do Movimento Jovem do Chapéu Virado. Seguindo seu percurso pela 16 de novembro, dobrando na Lauro Sodré, na esquina com a 15 de novembro, um coral, formado de crianças, presta suas homenagens e logo a seguir uma nova paralisação é realizada no portão da Unidade Mista Hospitalar, seguindo a procissão até a esquina das “Cinco Bocas” onde continuam as homenagens de moradores.

A medida que avançava, o cortejo ia sendo engrossado por mais e mais romeiros. A frente seguiam o “Carro dos Milagres”, protegido guardas da Santa; o “Carro de Anjos”, um grupo de mais ou menos 30 Filhas de Maria e vários Jovens do Movimento Jovens .... Depois vinha a corda com autoridades e devotos e finalmente a Berlinda, seguida de um trio elétrico e um carro de polícia. Em todo o trajeto, foram utilizados mais de 40 homens, para o policiamento, comandado pelo major..., da Polícia Militar, além de duas viaturas da PM e do apoio do Detran.

A última parada da procissão, ocorreu na rua 15 de Novembro, em frente a Agência Distrital de Mosqueiro. De lá, ela seguiu pela Travessa Siqueira Mendes sem mais interrupções para a Igreja Matriz, onde foi recebida por uma chuva de papel picado. Na Praça, em frente a Igreja um grande tapete de serragem foi utilizado para a chegada da procissão e uma grande multidão, de mais ou menos três mil pessoas aguardavam a berlinda e a imagem da Padroeira, que seria entregue ao padre para apresentação aos devotos e conduzida ao interior da Igreja, para a celebração da missa que sucederia o desfecho da procissão.

O Círio de Nossa Senhora do Ó, é o mais importante evento de um programa de festividades em sua homenagem, que se iniciou no dia 11/12/10, com a realização da transladação e vai até dia 19/12/10, com a realização de Terço, Missa, Adoração e a tradicional Corrida do Círio. Por isso, no dia 12/12, as ruas da bucólica ganharam uma ornamentação toda especial: faixas com várias estampas e bandeirinhas de várias cores, estampavam a devoção a Nsa Sra do Ó.

JCSOliveira_Uema@hotmail.com

12/12/2010

Diversas homenagens foram prestadas por famílias, comerciantes e autoridades locais.

Inúmeras faixas, durante todo o trajeto, estampavam a devoção dos fiéis a Maria.

Imagens da Santa em altares em frente às casas, fotos de santos, pés descalços, filhos no colo, imagens nas mãos, promessas na cabeça, além da promessa na corda, deixavam registradas a força da fé dos mosqueirenses.

Tradição dos círios paraenses, o carrinho dos anjos envolve as crianças também na devoção mariana.

Muitos não tem promessa específica mas na caminhada para participar, para agradecer por tudo: pela vida e pela saúde.

Desde as 7 horas da manhã, centenas de pessoas se reuniam em frente à Capela do Sagrado Coração de Jesus para a celebração da missa campal de abertura da procissão, celebrada pelo padre Cristóvão Freitas.

A religiosidade também é um dos pontos que ajuda pessoas em tratamento contra a dependência química. (Força do Querer)

A festa da padroeira é o grande momento de fé mosqueirense.

A exemplo do Círio de Nsa Sra de Nazaré, em Belém, a festividade de Nsa Sra do Ó, começa no sábado, com a realização da translação da nova imagem, partindo da Igreja Matriz a capela do Sagrado Coração de Jesus, no Chapéu Virado.

No domingo pela manhã, a procissão sai da capela do Sagrado Coração de Jesus, segundo pela Avenida 16 de Novembro, Travessa Lauro Sodré, rua 15 de novembro, Travessa Siqueira Mendes, rua Coronel Carlos Bentes, sobre a rampa do trapiche, contorna a praça Cipriano Santos e chega a Matriz, num percurso de aproximadamente cinco quilômetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário